Editor guineense preso em Conakry

Forças de segurança da República da Guiné prenderam a 16 de Fevereiro o editor do semanário “La Lance”, Mohamed Lamine Diallo, mais conhecido pelo pseudónimo de Benn Pépito.

As autoridades ainda não apresentaram os motivos para a detenção, mas a imprensa local acredita que esta esteja ligada a um editorial de 16 de Fevereiro que alertava que a situação política na Guiné Conakry poderia vir a ser igual à que actualmente se vive no Togo, onde o exército pretende entregar o poder ao filho do ex-presidente Gnassingbé Eyadema, falecido a 5 de Fevereiro, sem realizar qualquer tipo de consulta à população.

Desde que o presidente Lansana Conte foi alvo de uma alegada tentativa de assassinato, a 19 de Janeiro, que as forças de segurança têm prendido e interrogado dezenas de pessoas, o que aumenta os receios de um ataque concertado à oposição.

Neste país africano, as autoridades são conhecidas por censurarem frequentemente as publicações críticas, sendo o exemplo mais recente dessa prática a suspensão em Novembro de 2004 do jornal “Le Quotidien”, acusado de minar a paz, a tranquilidade e a democracia depois de críticas feitas à situação económica e política da Guiné.

Partilhe