Editor detido no Bangladesh

Atiqullah Khan Masud, editor do diário bengali “Janakantha”, foi detido na noite de 7 de Março em Daca, capital do Bangladesh, na sequência de um raide militar às instalações do jornal.

O editor do “Janakantha” compareceu perante o tribunal a 8 de Março, tendo sido enviado para a prisão central de Daca para ficar detido durante trinta dias, sob acusações de corrupção, actividades criminosas e propaganda contra o governo interino lesiva da imagem do país no estrangeiro.

O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) diz-se preocupado com a situação, pois as forças de segurança do Bangladesh “parecem ter carta-branca para que deter quem bem entendem ao abrigo da luta contra a corrupção, e este poder está a ser usado para punir uma voz crítica do governo interino”.

A organização recordou ainda que o “Janakantha” publicou recentemente artigos que questionavam o envolvimento de militares no governo interino, estabelecido em Outubro, e que a 4 de Março um Batalhão de Acção Rápida deteve, por breves momentos, Atiqullah Khan Masud, admitindo posteriormente que a detenção se tratara de um engano.

Partilhe