Edição do “El Mundo” proibida em Marrocos

O governo marroquino proibiu a distribuição no país da edição de 2 de Fevereiro do diário espanhol “El Mundo”, devido ao jornal publicar um artigo escrito por Ali Lmrabet, o qual, nas suas relações com o reino de Marrocos, tem um longo historial de prisões, assédios e proibições de trabalhar como jornalista.

O ministro das Comunicações de Marrocos justificou a proibição com o facto de Ali Lmrabet não estar acreditado junto do Ministério como correspondente do diário espanhol, ao que o “El Mundo” respondeu que não tem obrigação de registar os seus correspondentes em qualquer Ministério, seja em Marrocos ou noutro qualquer ponto do mundo.

O artigo de Ali Lmrabet – em que o autor se assume como correspondente em Rabat – cita um antigo agente secreto marroquino que acusa o rei Mohamed VI de ter limitado os movimentos à própria mãe, por ela ter um amante.

Sem se pronunciar sobre o conteúdo do artigo, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) apelou ao governo marroquino para que ponha termo à suspensão do “El Mundo” e levante a proibição imposta em Abril de 2005 a Ali Lmrabet de trabalhar como jornalista durante os próximos dez anos.

Em declarações à RSF, o jornalista classificou a atitude do governo marroquino de “grotesca” e disse que “até os regimes mais repressivos que proíbem os jornalistas locais de escrever livremente não estendem as proibições a artigos publicados noutros países”.

Partilhe