É possível relançar “O Comércio do Porto” e “A Capital”

A situação económica de “O Comércio do Porto” e “A Capital”, embora preocupante, não exclui a possibilidade de reunir condições para o relançando e promoção de ambos os títulos, afirma em comunicado de 27 de Julho o Sindicato dos Jornalistas (SJ).

A Direcção e os activistas do SJ nas redacções de “O Comércio do Porto” e de “A Capital” consideram, após reunião com o representante em Portugal do Grupo Prensa Ibérica, que apesar da “existência de sérios prejuízos” nas duas publicações “podem ser reunidas condições para recuperar financeiramente” aqueles jornais.

Reafirmando a sua disponibilidade para “continuar a estudar com a Administração as hipóteses de soluções que se revelem adequadas e justas”, o SJ apela ao “empenhamento dos órgãos do poder político” e a “um forte movimento de opinião pública que façam sentir ao Grupo Prensa Ibérica a importância” dos dois diários.

É o seguinte o texto, na íntegra, do Comunicado do SJ:

Não ao encerramento de “O Comércio do Porto” e de “A Capital”

1. Na sequência dos contactos que vêm mantendo, a Direcção e os activistas do Sindicato dos Jornalistas nas redacções de “O Comércio do Porto” e de “A Capital” reuniram-se esta manhã com o representante em Portugal do Grupo Prensa Ibérica, com vista à análise da situação nestas duas publicações.

2. Na reunião, foram analisados os dados económicos e equacionados os vários cenários nos próximos tempos, confirmando-se as perspectivas sombrias do encerramento dos dois jornais, caso a Prensa Ibérica desista definitivamente destas e não seja possível encontrar novos investidores, como a possibilidade de uma operação de aquisição das empresas por quadros seus.

3. Sem embargo de uma análise mais detalhada dos dados económicos, é possível afirmar desde já que, reconhecendo-se a existência de sérios prejuízos, podem ser reunidas condições para recuperar financeiramente “O Comércio do Porto” e “A Capital” e encetar um novo processo de relançamento e promoção de ambos os títulos.

4. Tais dados, a importância dos dois jornais e o capital de dedicação e competência dos seus jornalistas e outros trabalhadores justificam o apelo à Prensa Ibérica para que não desista de procurar uma solução adequada para “O Comércio do Porto” e para “A Capital”, assegurando a sua manutenção plena até à eventual entrega a novos accionistas.

5. Nesse contexto, não deve a Prensa Ibérica dar por esgotadas as possibilidades de negociações em curso ou expectáveis, mas, caso estas falhem, deve assumir as suas responsabilidades, de que não pode descartar-se, redobrando o seu esforço na recuperação dos jornais em causa.

6. A Direcção do SJ e os seus activistas continuarão a analisar os dados do problema e a contribuir para a sua resolução, reafirmando a sua disponibilidade para continuar a estudar com a Administração as hipóteses de soluções que se revelem adequadas e justas, inclusivamente as que passem por programas de recuperação.

7. Além do empenhamento directo da sua organização junto das redacções ameaçadas, o SJ entende útil, necessário e urgente um empenhamento dos órgãos do poder político e um forte movimento de opinião pública que façam sentir ao Grupo Prensa Ibérica a importância dos dois jornais e apelem para que este assuma as suas responsabilidades.

27 de Julho de 2005

A Direcção do SJ

Os delegados sindicais

Partilhe