Duplicidade de critérios em grupo de média suíço

O editor do diário “Evenimentul Zilei”, pertencente ao grupo de média suíço Ringier, cortou quase 70 por cento do salário de um jornalista que protestou na justiça contra a censura continuada de artigos seus sobre casos que envolviam funcionários públicos de topo e relatos do Holocausto, levando a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) a acusar o grupo de “duplicidade de critérios”.

“Mais uma vez vemos uma empresa que fora do seu país permite escandalosos critérios duplos, com práticas que nunca seriam toleradas na Suíça a serem aplicadas na Roménia”, afirmou o secretário-geral da FEJ, Aidan White.

O escândalo surgiu quando o jornalista Marius Draghici processou, a 11 de Fevereiro, o diário “Evenimentul Zilei” por assédio no local de trabalho, censura e violação de direitos, sendo penalizado pelo editor daquele título do grupo Ringier com um corte de quase 70 por cento no salário.

Um relatório do Ministério do Trabalho romeno já instou a Ringier Romania SRL a pagar a Marius Draghici o salário completo e revelou ainda que a lei laboral sobre salários mínimos e trabalho extraordinário foi violada pela empresa, prejudicando todos os funcionários.

Por esse motivo, as autoridades solicitaram igualmente à Ringier que aceite um acerto de contas que cubra as quantias em dívida dos últimos três anos.

Partilhe