Dois trabalhadores da Reuters mortos em Bagdade

O fotógrafo Namir Noor-Eldeen, de 22 anos, e o motorista Saeed Chmagh, de 40, ambos ao serviço da agência noticiosa Reuters, morreram na sequência de um ataque aéreo norte-americano sobre Bagdade, o qual ceifou ainda nove outras vidas.

Chocado com o incidente, o director-executivo do Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), Joel Simon, instou as forças militares dos EUA a “fornecer rapidamente pormenores relativos a este incidente fatal”.

Também a Reuters reagiu à morte dos seus trabalhadores, com o chefe de redacção David Schlesinger a frisar que a empresa “continuará a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para proteger os seus profissionais”, apesar de estes terem de trabalhar “em condições difíceis e perigosas”.

De acordo com estatísticas do CPJ, pelo menos 109 jornalistas e 40 profissionais de apoio dos média foram mortos no Iraque desde a invasão norte-americana de Março de 2003, o que o torna no conflito mais mortífero para a imprensa desde que aquela organização contabiliza este tipo de dados.

Partilhe