Dois repórteres condenados nos EUA por defenderem sigilo profissional

Lance Williams e Mark Fainaru-Wada, repórteres do “San Francisco Chronicle”, foram condenados, no dia 21 de Setembro, a um máximo de 18 meses de prisão por se recusarem a revelar as suas fontes de informação em tribunal. A pena está suspensa enquanto se aguarda o resultado do recurso entretanto interposto pelos jornalistas.

Justificando a sentença, o juiz Jeffrey White afirmou que “o tribunal espera que os jornalistas talvez reconsiderem a sua posição quando confrontados com a realidade do encarceramento”, dado que os dois repórteres afirmaram repetidamente que preferiam ser presos a revelar as fontes que lhes deram informações sobre o caso BALCO, as quais foram usadas em vários artigos e num livro sobre o uso de esteróides no desporto.

“É suposto eu manter as minhas promessas quando as pessoas me ajudam e confiam na minha palavra”, afirmou Lance Williams em tribunal, revelando-se preocupado com o futuro do jornalismo caso os tribunais insistam em forçar os jornalistas a revelar fontes que solicitaram anonimato.

Idêntica preocupação demonstrou o vice-presidente executivo do “San Francisco Chronicle”, Phil Bronstein, para quem este caso realça a necessidade de uma lei federal que proteja o sigilo profissional dos jornalistas.

Partilhe