Dois novos livros analisam exercício do jornalismo

Chegam às livrarias no final deste mês mais dois novos livros de análise da profissão – “Os jornais como actores políticos”, de João Figueira, que é lançado dia 21 no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, e “Os jornalistas portugueses”, de Sara Meireles Graça, com apresentação marcada para dia 29, na Bulhosa de Entrecampos, em Lisboa.

Ambos os livros foram escritos por professores universitários com experiência profissional prévia como jornalistas e são editados pela MinervaCoimbra, no âmbito da Colecção Comunicação, dirigida por Mário Mesquita.

Apresentado pelo jornalista Carlos Daniel e com prefácio de Adelino Gomes, o livro de João Figueira aborda a influência política dos jornais “Diário de Notícias”, “Expresso” e “Jornal Novo” no Verão Quente de 1975, colocando questões como: “O que defendiam, de que lado estiveram, quem foram os seus alvos e que tipo de linguagem empregavam?” ou “Afinal, faziam jornalismo ou política? Ou as duas coisas?”.

Com um tema totalmente distinto, Sara Meireles Graça analisa a relação entre os problemas do acesso ao jornalismo e as transformações tecnológicas e económicas que incidiram nas práticas e perfis profissionais dos jornalistas portugueses, num período que vai da década de 1990 até ao presente, estando a apresentação da obra a cargo de Adelino Gomes e dos docentes José Luís Garcia e Cristina Ponte.

Partilhe