Dois jornalistas russos impedidos de chegar a Beslan

Os jornalistas russos Anna Politkovskaya, da “Novaya Gazeta”, e Andrei Babitsky, da Radio Liberty, foram impedidos a 1 de Setembro de chegar a Beslan, na Ossétia do Norte, onde um grupo de indivíduos armados fez centenas de reféns numa escola.

Enquanto Andrei Babitsky foi detido em Moscovo sob a acusação de transportar explosivos e, mais tarde, de ser vítima de hooliganismo, Anna Politkovskaya foi alvo de envenenamento, alegadamente no voo entre Moscovo e Rostov-on-Don, cidade de onde partiria em direcção a Beslan.

A jornalista – conhecida por ter sido mediadora de uma crise de reféns num teatro moscovita em 2002 e pelos seus artigos e livros críticos da conduta militar russa na Chechénia – começou a sentir-se mal assim que aterrou em Rostov-on-Don, tendo sido transportada para o hospital local, onde os médicos descobriram sinais de envenenamento.

Segundo o Comité para a Protecção dos Jornalistas, Anna Politkovskaya garante que não comeu nada antes da viagem e apenas tomou uma chávena de chá no avião, deixando assim no ar a suspeita de que a sua presença em Beslan não seria bem-vinda.

Na noite de 2 de Setembro, a jornalista começou a sentir-se melhor e foi transportada para um hospital em Moscovo.

Partilhe