Dois jornalistas mortos no Vaziristão do Sul

Os jornalistas Amir Nowab e Allah Noor foram mortos em serviço quando regressavam da cidade de Sararogha, no Vaziristão do Sul, região semi-autónoma do Paquistão onde o exército tem travado combates contra alegados combatentes da Al-Qaeda.

Amir Nowab era repórter do “Frontier Post” e operador de câmara freelance ao serviço da Associated Press Television News, enquanto Allah Noor trabalhava para a estação televisiva Khyber TV, o diário “The Nation” e a agência noticiosa alemã DPA.

O ataque contra os jornalistas foi levado a cabo a partir de um veículo que ultrapassou o automóvel dos jornalistas e disparou fogo de metralhadora sobre ele ao final da tarde de 7 de Fevereiro, perto da cidade de Wana.

Além dos dois jornalistas mortos, o ataque provocou ainda ferimentos em dois outros profissionais da comunicação – Anwar Shakir, colaborador da France Presse, e Zardad Khan, da Al-Jazeera.

Apesar das dificuldades em trabalhar no Vaziristão do Sul – em virtude das restrições à imprensa impostas pelos militares paquistaneses desde o início da ofensiva, em Março de 2004 – os jornalistas regressavam da cidade de Sararogha, onde tinham feito a cobertura da rendição do alegado guerrilheiro talibã Baitullah Mehsud.

Partilhe