Dois jornalistas libertados no Iraque

A polícia iraquiana libertou a 4 de Maio os operadores de câmara Hassan Walid Abdul Wahab, freelance ao serviço da televisão alemã ZDF, e Nabil Hussein, da Reuters, presos desde 20 e 24 de Abril, respectivamente.

Nabil Hussein ficou detido sem acusação durante onze dias em Mosul, na companhia do pai, que o tentou visitar horas depois do jornalista ter sido preso juntamente com um camarada de profissão e um motorista.

O operador de câmara da Reuters queixa-se de insultos, humilhações e agressões da polícia iraquiana, uma situação que o editor-executivo global da agência noticiosa, David Schlesinger, já disse querer ver investigada e devidamente esclarecida.

Quanto a Hassan Walid Abdul Wahab, colaborador regular da ZDF, também este preso na companhia do pai e de dois irmãos, devido a alegadas ligações aos raptores dos três jornalistas romenos sequestrados a 28 de Março m Bagdade.

Além destes dois jornalistas, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) informou que a polícia iraquiana libertou, a 3 de Maio, um engenheiro de som da Al-Sharkia TV que estava detido há três meses sem qualquer acusação formada.

Partilhe