Dois jornalistas detidos no Zimbabué

Na manhã de 16 de Setembro, os fotojornalistas Tsvangirai Mukwazhi e Paul Cadenhead foram detidos pela polícia do Zimbabué por terem fotografado um raide das forças de segurança aos escritórios do “Daily News”, o único diário independente do país, informou a AP.

Depois de sujeitos a interrogatório,os jornalistas foram libertados nesse mesmo dia e acusados de “conduta provável de abrir brechas na paz”, vendo as suas máquinas confiscadas e sendo obrigados a pagar multas.

O Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ) já condenou a acção policial às instalações do “Daily News”, na qual foram apreendidos computadores e outro material do jornal. Acusando as autoridades do Zimbabué de estarem a “tentar silenciar as fontes independentes de informação”, a directora-executiva do CPJ, Ann Cooper, exigiu a reabertura imediata do jornal encerrado a 12 de Setembro.

Segundo Guglethu Moyo, consultor legal do “Daily News”, a polícia não possuia qualquer mandado ou ordem do tribunal que a autorizasse a confiscar a propriedade do jornal.

Partilhe