Dois jornalistas detidos no Burundi

Dois jornalistas foram detidos a 22 de Novembro no Burundi, ao que tudo indica devido a um debate transmitido em Agosto na Radio Publique Africaine (RPA) sobre uma alegada tentativa de golpe de Estado orquestrada pelo governo para ter uma justificação para prender elementos da oposição.

O procurador de Bujumbura interrogou Serge Nibizi e Domitille Kiramvu e colocou-os sob custódia por eles alegadamente constituírem uma ameaça à segurança do Estado e por terem emitido informação relativa a um caso que está a ser investigado pela Justiça.

Um terceiro jornalista, André-Palice Ndimurukundo, também foi ouvido, mas saiu em liberdade. Para hoje, 24 de Novembro, está prevista a comparência dos repórteres Bob Rugurika e Christella Ruvaru, igualmente envolvidos na transmissão de Agosto, perante o procurador.

O director da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) para África, Gabriel Baglo, considera que este caso é uma “clara tentativa do governo para silenciar a imprensa independente em assuntos relacionados com o alegado golpe falhado e que isso significaria que o regime de Pierre Nkurunziza tem algo a esconder”, e juntou-se ao apelo de libertação imediata e incondicional dos jornalistas detidos emitido por diversas organizações de comunicação social do Burundi.

Partilhe