Dois jornalistas da Fox News raptados em Gaza

Steve Centanni, correspondente da estação norte-americana Fox News, e Olaf Wiig, operador de câmara neo-zelandês, foram raptados a 14 de Agosto na cidade palestiniana de Gaza.

Segundo o condutor do veículo que transportava os jornalistas, citado pela BBC, homens armados e com a cara tapada obrigaram-no a parar e levaram os repórteres para outro carro que partiu para parte incerta.

Até ao momento, nenhum grupo armado palestiniano reivindicou a autoria do sequestro, que as autoridades condenaram de imediato.

Entretanto, segundo a Associated Press, um grupo de dirigentes da Fox News reuniu ontem com o presidente palestiniano, Mahmoud Abas, e o primeiro-ministro, Ismail Hanieh.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) congratulou-se com a disponibilidade manifestada pelas autoridades palestinianas para resolver o caso, mas exige que sejam dadas mais garantias para a protecção dos jornalistas a trabalhar em Gaza.

Também o Sindicato de Jornalistas da Palestina, filiado na FIJ, condenou o resgate e apelou à libertação dos repórteres.

“Os jornalistas na região e em todo o mundo reconhecem que esta prática terrorista apenas prejudica a causa palestiniana e contribui para o clima de medo” instalado na região, sublinhou a FIJ, manifestando a sua esperança que os trabalhadores da Fox sejam rapidamente libertados.

Sete outros jornalistas foram já raptados em Gaza durante o último ano, tendo todos sido libertados sem serem fisicamente maltratados.

Partilhe