Dois jornais suspensos na Tanzânia

O governo da Tanzânia suspendeu o diário “Tanzania Daima” por três dias e o semanário “Amani” por 28 dias, acusando-os, respectivamente, de ofensa ao presidente Benjamin Mkapa e violação ética. Ambas as suspensões tiveram início a 3 de Dezembro.

No primeiro caso, o jornal foi sancionado por ter publicado uma fotografia do chefe de Estado – recolhida da Internet, segundo o editor do “Tanzania Daima” – tirada durante as reuniões da Comissão Globalização em Genebra, acompanhada de legendas onde se reproduzia um diálogo fictício entre o presidente e um juiz.

Nesse diálogo, o magistrado dizia “Sua Excelência Mkapa, esta é a terceira vez que o vejo neste tribunal pelo mesmo crime – não pagou as suas dívidas. Você merecia a pena de morte”, ao que Mkapa respondia: “Não dão descontos a clientes regulares?”.

Quanto ao caso do “Amani”, o governo alega ter avisado várias vezes a direcção do jornal sobre a necessidade de respeitar a ética profissional, o que o título não terá feito ao noticiar a morte do chefe de gabinete de economia do primeiro-ministro.

De acordo com as autoridades, na edição de 17-23 de Novembro, o jornal estabelece uma ligação entre a morte do quadro governamental, ocorrida quando se preparava para participar num seminário em Morogoro, e uma mulher que apareceu numa fotografia do evento, o que segundo o governo é injurioso para a família do defunto.

Partilhe