Dois anos de prisão por fotografar vítimas de ciclone

A jornalista birmanesa Ein Khaing Oo, de 24 anos, foi julgada à porta fechada e sem direito a advogado de defesa no dia 14 de Novembro, tendo sido condenada a dois anos de prisão por ter “tirado fotografias das vítimas do ciclone Nargis que poderiam ser usadas por média estrangeiros”, noticiou a Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

Detida desde 10 de Junho, dia em que cobria uma manifestação de vítimas do Nargis frente ao edifício das Nações Unidas em Rangum, a jornalista ao serviço do “Ecovision Journal” passou os últimos cinco meses na prisão de Insein.

“Esta sentença injusta surge no meio de uma onda sem precedentes de sentenças contra jornalistas e activistas”, protestaram a RSF e a Associação de Média da Birmânia, instando as autoridades militares do país a libertar Ein Khaing Oo, “cujo único crime foi cobrir o desastre humanitário no delta do Irrawaddy”.

Nos próximos dias serão julgados o jornalista Zaw Thet Htwe e o blogger Zarganar, este último detido após ter concedido uma entrevista à BBC. Ambos têm em comum o facto de terem ajudado vítimas do Nargis, ciclone que provocou cerca de 130 mil mortos ou desaparecidos na Birmânia.

Partilhe