Documentarista violentamente agredido em Israel

David Benchetrit, premiado realizador de documentários, foi vítima de brutal agressão por parte de soldados israelitas, a 21 de Abril, em frente ao Ministério de Defesa de Telavive. Devido aos ferimentos, o realizador não vai poder andar durante seis meses.

David Benchetrit – que se encontra actualmente a elaborar um documentário sobre os soldados israelitas que, alegando objecção de consciência, se recusam a prestar serviço nos territórios palestinianos ocupados – foi atacado quando se dirigia para um encontro com o porta-voz do ministro da Defesa israelita.

Benchetrit estava no passeio em frente ao Ministério quando um segurança se aproximou e lhe pediu que se identificasse. Como ele não reagiu de imediato à ordem, este agrediu-o, recebendo de pronto a ajuda de três outros agentes que atingiram o realizador com os punhos e as coronhas das armas.

Conhecido por focar assuntos sensíveis da sociedade israelita nos seus documentários, David Benchetrit afirmou à Repórteres Sem Fronteiras (RSF) não saber se o ataque se deveu ao seu trabalho ou se os guardas o confundiram com um árabe, mas acrescentou que, em qualquer dos casos, um incidente deste género num Estado democrático é muito preocupante.

A RSF condenou a agressão e exigiu que o assunto seja investigado e os culpados punidos.

Partilhe