Documentário de Helena de Sousa Freitas premiado nas Curtas Sadinas

O documentário “Setúbal, Cidade Verde” valeu à jornalista Helena de Sousa Freitas o Prémio do Público no IV Curtas Sadinas, festival de curtas-metragens promovido pela Câmara Municipal de Setúbal no Auditório Charlot entre 13 e 15 de Maio.

O documentário, que marca a estreia na realização da jornalista da agência Lusa e doutoranda do ISCTE-IUL, mostra como do esforço inicial de dois alunos do Liceu Nacional de Setúbal surgiu um projecto ecologista regional que se revelou determinante para a evolução do movimento ambientalista em Portugal.

Com argumento de Luís Humberto Teixeira e banda sonora de Rui Serodio, “Setúbal, Cidade Verde” conta com imagens de arquivo do I Encontro Nacional de Ecologistas, realizado em 1985 na península de Tróia, cedidas por Viriato Soromenho-Marques.

Entre as imagens de arquivo encontra-se um depoimento feito a 10 de Maio de 1985 por Afonso Cautela, jornalista e pioneiro da ecologia em Portugal, acerca do resultado dessa reunião magna organizada pelo Projecto Setúbal Verde e pelos Amigos da Terra.

A curta documental de Helena de Sousa Freitas conta com entrevistas a Francisco Abreu e Carlos Frescata (fundadores do Projecto Setúbal Verde), a Francisco Lobo (ex-presidente da Câmara Municipal de Setúbal), a Antunes Dias (primeiro director da Reserva Natural do Estuário do Sado) e a Viriato Soromenho-Marques e Francisco Ferreira (ex-presidentes da Quercus).

Na IV edição do Curtas Sadinas, o júri – composto pelo humorista Fernando Alvim, o realizador João Salaviza e por José Alberto Rodrigues, responsável do Cinanima – atribuiu três prémios, no valor de 2000 euros cada, aos filmes “Os Olhos do Farol”, de Pedro Serrazina (Animação), “Alfama”, de João Viana (Ficção), e “Arrábida Anno Domini”, de Alberto Pereira e João Paulo Amaral (Documentário Regional).

Foram ainda entregues menções honrosas às animações “Mi Vida en tus Manos”, de Nuno Beato, e “O Homem da Cabeça de Papelão”, de Luís da Matta Almeida e Pedro Lino.

Partilhe