Dirigentes de futebol romenos encorajam ataques contra jornalistas

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) e o sindicato romeno MediaSind vão apresentar à UEFA uma queixa formal contra a Federação Romena de Futebol (FRF) por esta ter alegadamente encorajado ataques violentos contra jornalistas desportivos.

O caso remonta a 6 de Setembro, pouco antes do jogo entre a Roménia e a Lituânia a contar para a fase de qualificação do Mundial de 2010, quando três jogadores romenos agrediram verbalmente os jornalistas e um deles, Mirel Radoi, lançou pedras contra os repórteres.

“É um escândalo que jogadores de futebol sejam encorajados a atirar pedras aos jornalistas pelos seus treinadores e dirigentes. A FEJ não consegue compreender como pode semelhante comportamento hooligan ocorrer sem sanções”, afirmou Arne König, presidente da FEJ.

Além deste caso, a FEJ lamenta que os responsáveis máximos pelo futebol romeno tenham deixado impunes situações de agressão a repórteres protagonizadas por dirigentes e treinadores de clubes, referindo a agressão a Ionel Lutan, editor do “Monitor”, por parte de Stefan Chitu, presidente do CSM Ploiesti, e o ataque do treinador Ionut Popa, do Politehnica Iasi, contra repórteres da TV romena.

Partilhe