Direitos laborais “esquecidos” na Cimeira da Sociedade da Informação

As organizações sindicais repudiam a ausência de menções aos direitos laborais fundamentais na agenda da Cimeira Mundial das Nações Unidas sobre a Sociedade da Informação, que terá lugar em Genebra, na Suíça, em Dezembro deste ano.

Pronunciando-se sobre o tema, o secretário-geral da Federação Internacional de Jornalistas, Aidan White, considerou a ausência dos direitos laborais dos documentos preparatórios do encontro como “uma visão da Sociedade da Informação que demonstra um desprezo chocante e voluntário pelos trabalhadores”.

Em resposta ao novo esboço da declaração saído da terceira reunião preparatória, realizada esta semana em Genebra, os sindicatos e os líderes de organizações não-governamentais condenaram a “pouca ou nenhuma referência aos pobres, aos trabalhadores e aos grupos marginalizados” e o excesso de interesses empresariais e tecnocráticos, algo que, avisam, pode colocar em risco o êxito da Cimeira.

“Existe uma referência vaga à promoção dos direitos laborais numa subcláusula do texto, em vez de uma menção clara à aplicação de todos os direitos de trabalho fundamentais”, diz Aidan White, acrescentando que tal postura deixa de parte os direitos dos trabalhadores e as visões da sociedade civil.

O secretário-geral da FIJ alerta ainda as Nações Unidas para repensarem esta atitude, por forma a que os grupos da sociedade civil e os sindicatos não passem “da participação ao protesto” aquando da abertura da Cimeira em Dezembro.

Partilhe