Director-geral da UNESCO apela ao fim dos ataques aos média

O director-geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, exortou as partes em confronto no Iraque a respeitarem os direitos dos jornalistas consagrados na lei internacional, a não atacarem os média e a garantirem a livre circulação da informação.

Koichiro Matsuura lembra aos beligerantes que devem respeitar “o artigo 79 do Protocolo Adicional à Convenção de Genebra, o qual afirma que «os jornalistas que efectuam missões profissionais perigosas em zonas de conflito armado devem ser considerados civis”.

As declarações de Koichiro Matsuura foram conhecidas um dia após o bombardeamento da televisão nacional do Iraque pelas forças norte-americanas.

O director-geral do organismo da ONU para a Educação, Cultura e Ciência lamentou a morte dos jornalistas Paul Moran e Frank Lloyd e sublinhou a importância do trabalho dos média: “Numa guerra que inclui uma feroz guerra mediática, a tarefa de procurar informação independente é particularmente vital para livrar a opinião pública da manipulação e da propaganda”.

Partilhe