Director e três jornalistas condenados na Somália

O director do jornal somali “Haatuf” e três dos seus jornalistas foram condenados no dia 4 de Março a penas entre os dois anos e os dois anos e cinco meses de prisão por alegada difamação do presidente de Somaliland, tendo o tribunal de Hargeisa decretado ainda uma multa de 5 milhões de xelins de Somaliland (cerca de 600 euros) ao jornal e revogado a sua licença.

Os quatro visados pela sentença – o director Yusuf Abdi Gabobe, o chefe de redacção Ali Abdi Dini e os jornalistas Mohammed Omar Sheik e Mohammed Rashid Farah – estão detidos pelas autoridades desde Janeiro, depois de terem publicado artigos que envolviam familiares do presidente da autoproclamada república de Somaliland e membros do governo em casos de corrupção.

A decisão do tribunal foi já criticada pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), que apelou às autoridades que revoguem as penas e autorizem o jornal a ser publicado, para deste modo “convencerem a comunidade internacional de que respeitam a democracia”, uma vez que esta é “uma clara violação da liberdade de imprensa”.

De acordo com a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), o presidente Dahir Riyale Kahin afirmou a 21 de Fevereiro, na sequência de uma reunião coma Associação de Jornalistas de Somaliland (SOLJA), que estava preparado para perdoar os jornalistas do “Haatuf” caso estes fossem condenados. Apesar da ordem judicial, o jornal surgiu ontem nas bancas como de costume.

Partilhe