Director de jornal detido em Kinshasa

Freddy Monsa Iyaka Duku, director do diário “Le Potentiel”, sedeado em Kinshasa, na República Democrática do Congo, foi detido a 13 de Setembro e colocado sob custódia pelo gabinete do Procurador do Tribunal de Kinshasa/Gombe.

O director de “Le Potentiel” é acusado de ter feito afirmações danosas sobre o vice-presidente congolês, Arthur Z’Ahidi Ngoma, no artigo “Escândalo de Estado: Z’Ahidi Ngoma quer ajudar-se a si mesmo”, publicado na edição de 23 de Agosto, e de ter exposto o governante ao desrespeito público.

O artigo faz referência a uma tentativa de ocupação de um terreno propriedade da empresa têxtil Utexafrica, uma subsidiária da multinacional Texaf. Arthur Z’Ahidi Ngoma diz ter direito legal à terra, mas a Texaf alega que o que o vice-presidente congolês quer é apropriar-se da propriedade. O jornal de Freddy Monsa Iyaka Duku divulgou a posição de ambas as partes.

Em reacção a este caso, a organização africana Jornalistas Em Perigo (JED) realçou que “Le Potential” se comportou com grande profissionalismo, uma vez que respeitou o princípio do contraditório publicando as duas versões sobre a questão, e mostrou-se chocada com as acusações que pesam sobre o director do jornal, tendo exigido a sua libertação.

Partilhe