Directiva comunitária protegerá jornalistas financeiros

A directiva comunitária contra as situações de abuso nos mercados financeiros, que visa introduzir novas regras para eliminar o “inside trading”, vai acolher uma emenda protegendo os jornalistas que cobrem a área financeira.

O projecto em discussão no Parlamento Europeu poderá introduzir limitações à liberdade de expressão, ao aplicar indiferenciadamente aos jornalistas o conjunto de regras destinado a limitar a circulação ilegal de informações sobre o movimento dos mercados.

Os deputados europeus acolheram, no entanto, uma emenda oral proposta pelo relator do Parlamento Europeu, Robert Goebbels, no sentido de a regulamentação técnica para a implementação da directiva levar em conta “as regras, incluindo a auto-regulação, que governam a profissão de jornalistas”.

A Federação Europeia de Jornalistas (FEJ) acolheu favoravelmente esta alteração. “Trata-se de um passo em frente”, disse o secretário-geral da organização, Aidan White. “Alguns dizem que a emenda não vai suficientemente longe, mas deixa claro que a lei deve ser dirigida contra os grandes especuladores e não contra os jornalistas. O nosso desafio, agora, é fazer a auto-regulação funcionar”.

A directiva deverá ser votada, este mês, no Parlamento Europeu. Posteriormente, a FEJ pretende organizar uma conferência reunindo jornalistas e legisladores, para discutir a potencial ameaça à liberdade de Imprensa desta directiva.

Partilhe