Direcção Regional da Madeira critica SESARAM

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas repudia as ofensas feitas pelo Conselho de Administração do SESARAM (Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, E.P.E) a um jornalista da região por não ter gostado do trabalho que o mesmo produziu para um órgão local.

Em comunicado hoje divulgado, e que a seguir se transcreve na íntegra, a Direcção Regional adverte que eventuais queixas de violação do Código Deontológico devem ser encaminhadas para o organismo competente, o Conselho Deontológico, e não legitimam ofensas pessoais.

Comunicado

Objectivamente, o Conselho de Administração do SESARAM chamou ‘palhaço’ a um jornalista madeirenses, por não gostar do trabalho que o mesmo produziu para um jornal regional. Não descemos ao nível evidenciado por quem é responsável pelo comunicado do SESARAM, mas cumpre-nos dizer o seguinte:

1 – Em jornalismo, os factos, sejam quais forem, não podem ser rebatidos. As interpretações, legítimas e incentivadas pelo Código Deontológico da profissão, podem merecer esclarecimentos, mas nem todas as formas e linguagem são aceitáveis.

2 – A Direcção Regional do Sindicato dos Jornalistas rejeita veementemente a linguagem e o ataque pessoal do Conselho de Administração do SESARM, em reacção a um trabalho de um jornalista da Região, que é associado deste Sindicato.

3 – Não é com ofensas à pessoa do jornalista que o SESARAM resolve os inúmeros problemas das unidades de saúde que vai tentando administrar.

4 – Se há “uma violação clara do Código Deontológico”, como o SESARAM alega, que o denuncie a quem de direito.

5 – A Direcção Regional do Sindicato apela a todos os jornalistas, a exercerem a sua actividade na Região, para que mantenham a resistência a todas as formas de pressão, venham de onde vierem.

Funchal, 28 de Setembro de 2010

A Direcção

Partilhe