Direcção do SJ assegura direitos de todos os sócios

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas (SJ) divulgou um comunicado a propósito do parecer do Conselho Deontológico sobre o caso Lusa e das reacções de crítica que provocou entre os jornalistas da agência, nomeadamente o comunicado do Conselho de Redacção de hoje, dia 17.

A Direcção do SJ salienta que o direito de crítica e a convivência entre diferenças de opinião são princípios fundamentais da prática democrática da organização profissional dos jornalistas, do qual o Conselho Deontológico é um órgão eleito e independente.

É o seguinte, na íntegra, o comunicado da Direcção do SJ:

Direcção do SJ reafirma direitos de todos os seus associados

1 – A Direcção do Sindicato dos Jornalistas acolheu um conjunto de críticas ao teor do parecer do Conselho Deontológico – órgão independente –, de 16 de Fevereiro, sobre a situação na Lusa, e está a desenvolver esforços no sentido do pleno respeito pelos direitos e garantias de todos os associados, sem qualquer excepção.

2 – A Direcção reconhece como princípio essencial o direito de crítica aos actos de todos os órgãos do Sindicato dos Jornalistas e reafirma que tudo fará para que seja plenamente exercido.

3 – A Direcção chama a atenção para a necessidade dos associados do Sindicato dos Jornalistas assumirem democraticamente as suas eventuais diferenças de opinião e resolverem-nas em clima de diálogo e tolerância, unidos na sua organização de classe.

A Direcção do SJ

Lisboa, 17 de Fevereiro de 2006

Partilhe