Direcção da Casa da Imprensa tomou posse

Os órgãos sociais da Casa da Imprensa (CI) para o triénio 2006/2008 tomaram posse a 29 de Março. A nova Direcção, que escolheu como lema “Honrar o passado, desafiar o futuro”, propõe-se manter e valorizar o património da instituição e alargar o âmbito dos serviços prestados aos associados.

Ao intervir na cerimónia de tomada de posse, o presidente do Conselho de Administração, José Silva Pinto, sublinhou que a CI pretende “alargar o âmbito dos cuidados de saúde, desenvolvendo projectos de apoio domiciliário a associados que se encontrem acamados ou que tenham dificuldades extremas em deslocar-se”. A CI, disse, propõe-se igualmente melhorar a assistência e apoio social aos idosos sem apoio familiar, nomeadamente aos cônjuges sobrevivos, através do alojamento em lares adequados, mediante a assinatura de protocolos com instituições de qualidade já existentes. Paralelamente, a direcção da CI aposta na criação de um “serviço de voluntariado feito pelos próprios jornalistas junto de outros jornalistas”, para o que espera contar com a solidariedade da classe.

Segundo Silva Pinto, para a persecução destes objectivos a CI tenciona explorar a possibilidade de fazer com que a instituição venha a beneficiar dos direitos e regalias legalmente atribuídos às entidades integradas na rede de IPSS (instituições particulares de solidariedade social).

Casa do Jornalista

No horizonte continua, por outro lado, a velha aspiração a uma Casa do Jornalista, inscrita na agenda como um “ideal exigente”, para o qual a nova Direcção espera conseguir dar alguns passos seguros durante o presente mandato. Silva Pinto acrescentou que a Casa da Imprensa quer intensificar o relacionamento com instituições como o Sindicato dos Jornalistas, o Clube de Jornalistas, Clube de Imprensa e a Associação da Imprensa Estrangeira, para a “realização de actividades conjuntas e, sempre que possível, permuta de benefícios entre os respectivos associados”.

Recorda-se que, na sequência das eleições realizadas a 15 de Março, a presidência do Conselho de Administração da instituição mutualista ficou a cargo de José Silva Pinto, enquanto Fialho de Oliveira preside à Assembleia Geral e Mário Branco ao Conselho Fiscal.

Partilhe