Dia Mundial do Trabalho Decente é este domingo

Federação Internacional de Jornalistas assinala a data e destacar o empenho dos sindicatos em prol da igualdade para todos no trabalho.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) assinala este domingo o Dia Mundial do Trabalho Decente, destacando a atividade dos sindicatos em prol da igualdade para todos no trabalho. “A primeira condição para garantir igualdade no trabalho é que os trabalhadores devem ser representados por um sindicato quer no plano individual, quer em termos coletivos e as relações de trabalho devem ser reguladas por acordos coletivos. E isto deve ser aplicado a todos os media, incluindo online”, afirmou Anthony Bellanger, secretário-geral da FIJ.

A FIJ insiste que “todos os trabalhadores devem receber o mesmo tratamentoe dispor de condições de trabalho decentes em termos de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana”.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre os princípios fulcrais dos trabalhadores dos media estão “um salário justo com segurança e proteção social, direitos básicos, igualdade de oportunidades e de tratamento, perspetivas de desenvolvimento pessoal e a ideia de que a sua voz será ouvida”.

Ao mesmo tempo, “a FIJ condena toda e qualquer discriminação no local de trabalho com base em idade, raça, religião, deficiência ou género. Métodos de contratação, pagamento de salários, promoção e reforma devem ser transparentes e obedecer à igualdade de princípios”.

Partilhe