Dia Mundial do Direito de Autor com campanha na Internet

Sindicato dos Jornalistas associa-se à campanha digital que reclama “contratos justos” que protejam os direitos de autor dos jornalistas.

No Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, que se assinala esta quinta-feira, 23 de Abril, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) associa-se a uma campanha nas redes sociais da Internet intitulada #isitfair (“será justo?”).

O objectivo é o de alertar a sociedade para a condição de autor dos jornalistas, o que implica que estes têm de ser pagos pelos direitos de autor, que detêm.

A campanha é organizada pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e pela Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), estruturas de que o SJ é membro.

Através do Twitter e da “hashtag” #isitfair os jornalistas podem:

– publicar fotografias em que se mostrem a segurar um cartaz em inglês que reclama contratos justos que protejam os direitos de autor dos jornalistas (em anexo);

– ou partilhar o logótipo da campanha (em anexo).

Como recorda a FIJ, em comunicado relativo ao Dia Mundial do Direito de Autor, os jornalistas são autores das obras que produzem e proprietários dos direitos económicos das suas obras, o que, na maior parte dos países, significa que detêm direitos morais sobre elas. Devem ser remunerados pela utilização das suas obras e podem protegê-las contra todas as formas de distorção. Precisam, por isso, de estar informados.

Como autores, os jornalistas devem poder trabalhar sob condições contratuais justas: remunerações equitativas e cedência dos direitos de autor aos empregadores de forma temporária. O direito a ser reconhecido com autor só ao autor pertence.

Partilhe