Dia Mundial de Solidariedade com jornalistas iraquianos

O dia 15 de Junho será assinalado em todo o mundo como o Dia Mundial de Solidariedade com os jornalistas iraquianos. A decisão – uma iniciativa conjunta da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e dos sindicatos de jornalistas iraquiano e curdo – marca o lançamento de uma campanha mundial contra a violência que atinge os jornalistas no Iraque, onde pelo menos 129 trabalhadores dos média morreram desde a invasão norte-americana, em 2003.

O ponto alto da campanha será a 15 de Junho – Dia Nacional da Imprensa no Iraque -, com manifestações no Iraque e em toda a região para denunciar o que a FIJ classifica de “inenarrável sofrimento” dos média num país onde a liberdade de imprensa está à beira da extinção devido à violência que atinge os seus trabalhadores.

“Os jornalistas iraquianos são os verdadeiros heróis desta guerra”, afirmou Aidan White, secretário-geral da FIJ, num encontro com jornalistas no Dubai. “Todos os dias eles se arriscam e fazem sacrifícios que devem ser reconhecidos na luta crucial pela liberdade e democracia no Iraque”, sublinhou White.

A 15 de Junho, apela a FIJ, os jornalistas em todo o mundo devem “honrar a memória dos que tombaram, concentrando a sua atenção nas urgentes necessidade humanitárias dos sobreviventes e familiares das vítimas, e reforçando a exigência de acção por parte dos governos de forma a reduzir os riscos que os jornalistas enfrentam”.

Associação de Jornalistas árabes junta-se à FIJ

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) congratula-se com a integração da Associação de Jornalistas árabes na comunidade global de jornalistas, considerando-a um importante passo para trazer a verdadeira voz do jornalismo árabe aos debates sobre o futuro dos média no mundo.

“Numa altura em que aumenta a incerteza e o conflito e quando os média desempenham um poderoso papel, numa tivemos uma necessidade tão grande de um jornalismo independente e ético”, afirmou Aidan White durante um encontro com representantes da Associação (UAE), este fim-de-semana, no Dubai.

“É altura dos nossos colegas árabes terem um papel mais activo e decisivo nas questões do jornalismo mundial, e a presença da UAE na FIJ é uma grata evidência de que o jornalismo na região está a mexer”.

A FIJ, congratulando-se com o apoio da Associação à campanha global de ajuda aos jornalistas iraquianos, regista ainda com agrado o suporte daquele organismo à publicação de uma investigação internacional sobre o assassinato de jornalistas, bem como o apoio ao congresso da FIJ a realizar em Moscovo em 2007, em que estará em debate a forma como os jornalistas podem contribuir para o entendimento entre culturas.

Partilhe