Dia 10 de Julho: Informação e crise em debate no SJ

Académicos e jornalistas debatem no próximo dia 10 de Julho, no Sindicato dos Jornalistas, problemas como o rigor, a qualidade, o pluralismo e a própria democracia que a acentuada mediatização dos assuntos de Economia e Finanças está a colocar em evidência.

Trata-se do encontro “Diálogo Comunicar e Discutir Economia e Finanças no Espaço Público”, promovido pelo Observatório sobre Crises e Alternativas, em parceria com o SJ, que se realiza entre as 9h30 e as 13 horas, na sede nacional do Sindicato (Rua dos Duques de Bragança, 7 – E, Lisboa).
Animada por uma equipa do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, a reflexão pretende “promover uma discussão aberta sobre questões fundamentais como as da democracia, do pluralismo, do rigor e da qualidade da comunicação” quando se noticia ou comenta sobres questões económicas e financeiras”.
“Com a crise iniciada em 2007, as questões económicas e financeiras passaram a ocupar um lugar ainda mais destacado no espaço público”, salienta o convite dirigido aos jornalistas. Por outro lado, “a própria Economia, enquanto saber académico, tornou-se ainda mais um objecto de controvérsia”.
“Aos olhos do público, a teoria económica dominante, muitas vezes confundida com a Economia como um todo, que havia advogado a desregulamentação da finança e a expansão dos mercados, surgiu com grandes responsabilidades pelo colapso financeiro como os agentes directos deste processo”, acrescenta.
Para discutir, neste contexto de relevância pública das questões económicas e financeiras, as responsabilidades acrescidas dos académicos que intervêm publicamente e dos jornalistas que trabalham nas áreas da economia, política e questões sociais, a sessão será animada pelos sociólogos Elísio Estanque e Manuel Carvalho da Silva e pelos economistas Ana Costa, João Rodrigues, José Maria Castro Caldas e José Reis.
O Observatório sobre Crises e Alternativas foi criado pelo CES com a colaboração do Instituto para os Estudos Laborais da Organização Internacional do Trabalho (INST/OIT) e tem como doadores várias entidades privadas, entre as quais o Sindicato dos Jornalistas.
As inscrições e confirmações devem ser feitas através dos seguintes contactos:

SJ:
– Correio electrónico: sj@sinjor.pt
– Telefones: 213464354 / 213467175

CES
– Correio electrónico: ceslx@ces.uc.pt
– Telefone: 216012848

Partilhe