Detenções em massa de jornalistas no Nepal

A polícia nepalesa deteve quase uma centena de pessoas, na sua maioria jornalistas, na sequência de manifestações em Kavre e em Katmandu, a 13 de Junho, contra as restrições impostas aos média pelo governo do rei Gyanendra.

Logo pela manhã, as autoridades de Kavre detiveram 52 jornalistas, advogados e outros cidadãos que protestavam contra a acção repressiva do governo, deixando-as sair em liberdade durante a tarde.

À tarde foi a vez de, em Katmandu, serem presos 46 jornalistas – entre os quais o secretário-geral da Federação de Jornalistas Nepaleses (FNJ), Bishnu Nisthuri –, que ao final da noite continuavam nas esquadras.

Este segundo grupo de jornalistas detidos manifestava-se no Ratna Park, uma zona da capital em que o governo proibiu manifestações, quando foi interpelado pela polícia anti-motim, que chegou a ferir alguns manifestantes com os bastões.

Apesar da acção repressiva e das detenções, a manifestação prosseguiu, culminando com discursos que apelaram ao fim das restrições à imprensa no Nepal.

Partilhe