Detenção secreta de repórter em Gâmbia

O repórter Dodou Sanneh, da estação de televisão estatal GRTS, foi detido secretamente a 8 de Setembro por cobrir as actividades de um candidato da oposição às eleições presidenciais de 22 de Setembro na Gâmbia, afirmaram fontes citadas pelo Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ).

As mesmas fontes, que solicitaram anonimato com receio de represálias das autoridades, dizem que o jornalista estará detido na sede da Agência Nacional de Inteligência (NIA) em Banjul, capital daquele país africano, e acreditam que o ex-repórter Malick Mboob e o jornalista Ebrimah B. Manneh, do “Daily Observer”, também estejam sob custódia dos serviços secretos, desde 26 de Maio e 7 de Julho, respectivamente.

“É ultrajante que um jornalista possa ser preso sem explicação e mantido em lugar desconhecido”, criticou o director-executivo do CPJ, Joel Simon, que instou o governo gambiano a libertar de imediato Dodou Sanneh e a parar com as violações continuadas da liberdade de imprensa, as quais têm vindo a ocorrer com regularidade desde Março.

Nos últimos seis meses, o governo encerrou um dos principais jornais independentes do país, deteve pelo menos uma dezena de jornalistas e levou um jornalista a tribunal ao abrigo de uma nova lei repressiva.

Partilhe