Detenção prolongada de jornalistas bascos preocupa PEN Internacional

O Comité dos Escritores na Prisão (WiPC), do PEN Internacional, está seriamente preocupado com a situação de três jornalistas bascos do jornal “Euskaldunon Egunkaria”, detidos ao abrigo da legislação anti-terrorista espanhola desde 20 de Fevereiro.

Os três jornalistas que continuam detidos são Iñaki Uria, que é igualmente um membro activo do movimento cultural basco há vários anos, e Xabier Alegria e Xabier Oleaga, ambos ex-jornalistas do “Egin”, periódico encerrado em 1999 em circunstâncias similares às do “Euskaldunon Egunkaria”.

Em Março, o PEN apelara a uma investigação completa e imparcial face a alegações de que os detidos teriam sido torturados pela Guarda Civil, tendo, em Junho, um tribunal de Madrid aprovado a investigação.

Porém, a organização diz-se agora alarmada por as autoridades espanholas estarem a planear acções judiciais contra quatro dos directores do jornal por acusações de difamação da Guarda Civil.

O PEN protesta igualmente pela recente prorrogação por seis meses das “medidas preventivas” que têm mantido o diário basco fechado, decretada a 21 de Julho sob o argumento de que o jornal tem os mesmos objectivos que a organização separatista basca ETA.

Partilhe