Detenção arbitrária de jornalistas na Palestina

Forças de segurança da Autoridade Palestiniana na Cisjordânia e do Hamas em Gaza detiveram vários jornalistas, numa acção classificada pela Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) como resultado de uma guerra de palavras entre as duas facções palestinianas visando manipular os média e acusar jornalistas independentes de apoiarem o grupo rival.

Na Cisjordânia foram detidos sete profissionais – Qays Abu Samrah, Sarie Samour, Mostapha Sabri, Mourad Abuelbaha, Younes Hasasnah,Basam Alsayeh e Iyad Sorour –, enquanto em Gaza as autoridades entraram na casa de Sari Qudwah a 23 de Junho, efectuando buscas, confiscando-lhe o computador e outro material de trabalho e detendo-o.

Frisando que “os jornalistas não devem ser peões numa guerra entre duas organizações palestinianas rivais”, o secretário-geral-adjunto da FIJ, Paco Audije, lamentou que as tentativas de ambas as facções para “usar os média para fins de propaganda aumenta os riscos e coloca os nossos colegas sob uma pressão intolerável”.

Dados os desafios colocados pela situação dos média na Palestina, a FIJ irá em breve lançar um debate sobre ética jornalística e independência editorial no seio da classe jornalística palestiniana.

Partilhe