Manuel Loff fez uma abordagem da União Europeia em si mesma, desprovida do contexto externo, nomeadamente no que diz respeito ao seu relacionamento com os Estados Unidos e com a Rússia. Na análise, o historiador refletiu e questionou alguns dos assuntos que deverão dominar a campanha das eleições europeias de maio, nomeadamente a crise dos refugiados, o discurso do medo como justificação para os Estados-membros adotarem medidas de reforço da segurança que colocam em causa a liberdade e a privacidade dos cidadãos, a maior expressão dos nacionalismos e da extrema-direita e o papel dos media neste contexto.
No comentário crítico que se seguiu, Fátima Marques Faria, jornalista na RTP, introduziu o assunto do Brexit, enquanto o estudante de Ciências de Comunicação Edgar Barbosa introduziu temas como a questão dos media online (debate sobre o acesso a conteúdos pagos, os direitos de autor, etc.) e as redes sociais.
A masterclass realizada na Universidade do Porto foi a segunda dedicada ao debate sobre a União Europeia, no quadro de um projeto do Sindicato de Jornalistas, com o apoio do Parlamento Europeu.[/vc_column_text][vc_empty_space height=”52px”][/vc_column][/vc_row]