#destavezeuvoto: Masterclass Porto

sdr

A crise dos migrantes, os Estados securitários, o discurso do medo, os nacionalismos e os media online foram alguns dos assuntos debatidos na iniciativa do Sindicato de Jornalistas (SJ), realizada na Universidade do Porto. 

Perante uma plateia de alunos de Ciências de Comunicação, o historiador Manuel Loff, orador da segunda masterclass sobre Europa, realizada na Universidade do Porto, traçou o percurso histórico da Europa desde o pós-II Guerra Mundial até à criação e consolidação da União Europeia.

Manuel Loff fez uma abordagem da União Europeia em si mesma, desprovida do contexto externo, nomeadamente no que diz respeito ao seu relacionamento com os Estados Unidos e com a Rússia. Na análise, o historiador refletiu e questionou alguns dos assuntos que deverão dominar a campanha das eleições europeias de maio, nomeadamente a crise dos refugiados, o discurso do medo como justificação para os Estados-membros adotarem medidas de reforço da segurança que colocam em causa a liberdade e a privacidade dos cidadãos, a maior expressão dos nacionalismos e da extrema-direita e o papel dos media neste contexto.

No comentário crítico que se seguiu, Fátima Marques Faria, jornalista na RTP, introduziu o assunto do Brexit, enquanto o estudante de Ciências de Comunicação Edgar Barbosa introduziu temas como a questão dos media online (debate sobre o acesso a conteúdos pagos, os direitos de autor, etc.) e as redes sociais.

A masterclass realizada na Universidade do Porto foi a segunda dedicada ao debate sobre a União Europeia, no quadro de um projeto do Sindicato de Jornalistas, com o apoio do Parlamento Europeu.

Partilhe