Despedimentos obrigam NUJ a reunir de emergência

Dois grandes grupos de média do Reino Unido anunciaram a 27 de Novembro mais de uma centena de despedimentos, motivando a marcação para sábado, 29, de uma reunião de emergência do Sindicato Nacional de Jornalistas britânico (NUJ).

Na divisão noroeste do Trinity Mirror foi anunciado o fim de 59 postos de trabalho, enquanto a administração do Telegraph Media Group declarou que iria proceder a cortes no pessoal, podendo chegar a efectuar 50 despedimentos.

O elevado número surpreendeu os dirigentes sindicais, que se declaram preocupados tanto com as condições em que se farão as saídas de quem for dispensado – por comum acordo ou não – como com o trabalho extra que penderá sobre quem permanecer nas redacções, caso as administrações pretendam manter o nível de qualidade dos títulos.

Além da reunião de emergência, no sábado o sindicato britânico irá acolher uma cimeira sobre emprego, onde todos os sindicalizados poderão aprender com os êxitos e as experiências da luta contra os despedimentos no país.

Partilhe