Despedimentos em “O Primeiro de Janeiro” são inaceitáveis

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera que a forma como foram despedidos os jornalistas e outros trabalhadores de “O Primeiro de Janeiro” é inaceitável, por ilícita, e reitera o seu apelo para que todos se mantenham firmes na defesa dos seus postos de trabalho.

O SJ, em comunicado comunicado divulgado hoje, 01 de Agosto, lembra que a Autoridade para as Condições de Trabalho efectuou, a seu pedido, uma acção inspectiva em “O Primeiro de Janeiro”, tendo confirmado a existência de um despedimento ilícito. Assim, o SJ “apela publicamente às entidades competentes” para que “fiscalizem de forma rigorosa todos os passos” que o grupo Folha Cultural, detentor do título, vai dar em relação ao jornal e aos seus trabalhadores.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

Jornalistas de “O Primeiro de Janeiro” não são descartáveis

A Administração da empresa Sedico – Serviços de Edição de Comunicação, SA, comunicou verbalmente hoje aos jornalistas e outros trabalhadores ao serviço do jornal “O Primeiro de Janeiro” o seu despedimento, em termos que o Sindicato dos Jornalistas (SJ) considera inaceitáveis, prolongando deste modo a situação de ilegalidade que criou. Assim, o SJ aconselha aqueles profissionais a que continuem a comparecer nos seus postos de trabalho.

1.A comunicação foi feita durante a tarde de hoje, depois da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) ter realizado, a pedido do SJ, uma acção inspectiva nas instalações da Redacção, onde verificou a existência de um despedimento ilícito, conforme o SJ havia denunciado.

2.Entretanto, continuam a circular informações acerca da intenção da empresa Fólio, Comunicação Global, Lda., de manter a publicação de “O Primeiro de Janeiro”, a qual será relançada “dentro de dias”, de acordo com a informação prestada no editorial da edição de hoje, circulando igualmente o rumor de que o jornal reaparecerá já na próxima segunda-feira!

3.Isso significa que o detentor do jornal e da empresa empregadora dos jornalistas, na realidade uma entidade concreta chamada grupo Folha Cultural, pretende descartar-se imoralmente dos jornalistas que explorou até agora em condições de trabalho extremamente desfavoráveis.

4.Se o detentor do título considera que este deve manter-se no mercado – e o SJ também o considera! – não tem outra alternativa se não a de viabilizar o jornal com os mesmos profissionais que sacrificadamente o ajudaram a manter até agora e que têm seguramente capacidades para relançar a sua publicação.

5.Os jornalistas e os restantes trabalhadores ao serviço de “O Primeiro de Janeiro” não são coisas descartáveis ao sabor das engenharias financeiras, pelo que, expressando publicamente a sua viva solidariedade para com estes profissionais, o SJ reitera o apelo para que se mantenham firmes na defesa dos seus postos de trabalho e, sobretudo, do direito de continuarem a fazer o jornal ao qual entregaram o melhor das suas vidas.

6.O SJ apela publicamente às entidades competentes, para que fiscalizem de forma rigorosa todos os passos que o grupo Folha Cultural vai dar em relação a “O Primeiro de Janeiro”. Pela sua parte, o SJ não deixará de denunciar todos os indícios de práticas ilegais nem de defender o regresso dos jornalistas à Redacção.

Lisboa, 1 de Agosto de 2008

A Direcção

Partilhe