(Des)Igualdade de género nos media

As mulheres ocupam apenas 22% dos postos estratégicos de decisão nos meios de comunicação públicos e apenas 12% nas empresas privadas de comunicação social na UE-27. A conclusão é do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), que apresentou recentemente o relatório “Promover a igualdade de género na tomada de decisão nas organizações de media”.

Segundo o relatório, é a primeira vez que são apresentados dados a nível da UE fiáveis e comparáveis sobre as mulheres e homens na tomada de decisões em organizações de media. O estudo apresenta ainda os primeiros indicadores a nível da UE para monitorizar a implementação da área Mulher e Media da Plataforma de Acção de Pequim nos estados-membros da UE.

A análise do EIGE mostra que as mulheres estão ainda significativamente sub-representadas na tomada de decisão em organizações de media nos estados-membros da UE.
Em consonância com as conclusões apresentadas no relatório do EIGE, o Conselho de Emprego e Política Social (EPSCO) insta os estados-membros a tomar medidas activas para promover a igualdade de género em todos os níveis, incluindo no setor dos media.

O relatório está disponível em: http://eige.europa.eu/content/document/advancing-gender-equality-in-decision-making-in-media-organisations-report

Partilhe