“Desertificação e Degradação da Terra” será tema do VIII Porto Cartoon

A oitava edição do Porto Cartoon será dedicada ao tema “Desertificação e Degradação da Terra”, associando-se assim à proclamação de 2006 como Ano Internacional da Desertificação, anunciou o director da Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos.

Segundo a organização daquele que é considerado um dos três melhores festivais de cartoons do mundo, o tema presta-se ao humor típico deste género, aquele que procura levar as pessoas a reflectir sobre os problemas depois de se rirem deles.

O primeiro prémio deste concurso terá um valor total de sete mil euros, repartidos em dinheiro e garrafas de Vinho do Porto, enquanto o segundo e terceiro prémios serão de 2500 e 1500 euros, respectivamente.

Os trabalhos concorrentes terão de chegar ao Museu da Imprensa até 28 de Fevereiro de 2006, de modo a serem avaliados pelo júri, que será presidido pelo cartoonista francês Georges Wolinsky.

Museu Virtual do Cartoon já está online

Desde 4 de Novembro que está online o Museu Virtual do Cartoon (http://www.imultimedia.pt/museuvirtualdocartoon), um projecto desenvolvido pelo Instituto Multimédia e do Museu Nacional da Imprensa, sediado no Porto.

A cerimónia de inauguração deste espaço virtual constituído por desenhos e referências históricas dos maiores caricaturistas do Mundo, contou com a presença da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima e decorreu no dia da sessão de abertura da exposição do VII Porto Cartoon, que reúne mais de 200 desenhos sobre “Humor e Sociedade” e temas livres.

Segundo Luís Humberto Marcos, o espaço encontra-se ainda em fase experimental e “deve ser visto como um espaço dinâmico que se vai alargando em personagens, temas, galerias, etc., à medida que o tempo flui”.

Partilhe