Desaparecimento de jornalista causa inquietação na Ucrânia

O jornalista Mykhailo Kolomiets não é visto desde 21 de Outubro e o seu desaparecimento está a inquietar a organização sindical da Ucrânia e a FIJ, que receiam uma repetição do caso do jornalista Gyorgy Gongadze, cujo assassínio, há dois anos, é atribuído ao presidente Kuchma, pela oposição ucraniana.

Mykhailo Kolomiets é o fundador e director de uma agência especializada em informação económica, a Ukrainsky Novyny, que tem seguido uma política editorial independente e controversa, refere um comunicado da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ).

O Sindicato Nacional de Jornalistas da Ucrânia e a FIJ lamentaram que a polícia ucraniana ainda não tenha desvendado o que aconteceu a Kolomiets. “As autoridades têm de agir com urgência e revelar onde está Kolomiets, para aplacar os receios dos seus colegas e da sua família”, disse o secretário-geral da FIJ, Aidan White.

“Os jornalistas têm razão em estar preocupados com a hipótese de o desaparecimento de Kolomiets ser uma repetição do caso Gongadze”, afirmou White, referindo-se ao assassínio daquele jornalista, em Novembro de 2000. Gongadze era um jornalista crítico da política do Governo e a oposição acusa o presidente Kuchma de ser responsável pela sua morte. No dia em que passaram dois anos sobre a morte do jornalista, decorreram na Ucrânia algumas das maiores manifestações desde a independência desta antiga república soviética.

Partilhe