Desafio à Tunísia para respeitar liberdade de expressão

O Grupo de Monitorização da Tunísia (TMG, na sigla inglesa) lançou a 14 de Julho um novo sítio na Internet sobre a situação dos média naquele país e instou o governo tunisino a pôr fim ao bloqueio à internet até à Cimeira Mundial da Sociedade da Informação (WSIS), que se realiza em Novembro, em Tunes.

O TMG, que reúne 13 organizações internacionais de defesa da liberdade de imprensa, considera que a Tunísia deve mostrar o seu empenhamento no respeito pelos princípios da liberdade de expressão, pondo fim às práticas de bloqueio à informação, designadamente através da internet.

“A sociedade da informação do futuro deve basear-se na liberdade de expressão”, afirmou a propóstio Steve Buckley, da World Association of Community Radio Broadcasters (AMARC), fazendo notar que “o princípio foi aceite pelos governos a nível de todo o mundo ao prepararem a Cimeira”.

“É inadmissível que o país anfitrião, a Tunísia, continue a violar de forma significativa a liberdade de expressão”, sublinhou Buckley.

Segundo o sítio do TMG – http://campaigns.ifex.org/tmg – os censores do governo bloquearam pelo menos o acesso a 20 sítios da Internet que divulgam notícias e análises independentes sobre os direitos humanos e políticos na Tunísia, como é o caso de kalimatunisie.com, tunezine.com, tunisnews.net and reveiltunisien.org.

Partilhe