Deputados da extrema-direita agridem director da televisão pública ucraniana

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), juntamente com os sindicatos ucranianos seus filiados, apelam ao procurador-geral da Ucrânia para que abra um processo crime contra os membros do partido nacionalista de extrema-direita, Svoboda, que agrediram o director da estação de televisão pública do país, NTCU.

Um grupo de membros do Svoboda, incluindo os deputados Igor Miroshnichenko, Bohdan Beniuk e Andrew Illienko, invadiu o escritório do diretor-geral da estação, Alexandre Panteleymonov, na noite de quarta-feira, 18 de Março. O ataque, que foi filmado e postado no YouTube, mostra o grupo de homens a agredir repetidamente Panteleymonov, enquanto lhe exigia aos gritos que escrevesse uma carta de demissão (http://pt.euronews.com/2014/03/19/ucrania-deputados-de-extrema-direita-agridem-presidente-da-televisao-publica/). Testemunhas dizem que o director foi mais tarde enfiado dentro de um carro antes de ser liberado.

Os filiados ucranianos de FIJ/FEJ, o Sindicato Independente dos Media da Ucrânia (IMTUU) e a União Nacional dos Jornalistas da Ucrânia (Nuju) exigem a instauração de um processo crime contra os autores do crime.

A FIJ dá o seu apoio total à exigência dos seus filiados. “Este acto terrível de vandalismo e propaganda foi uma clara tentativa de intimidar os trabalhadores dos media da emissora estatal da Ucrânia”, disse o presidente da FIJ Jim Boumelha. “Mas o que é ainda mais espantoso é que deputados estavam envolvidos neste ataque vergonhoso.

“Unimo-nos aos nossos colegas ucranianos para exigir a instauração imediata de um processo crime contra os membros da Svoboda que realizaram esse acto nojento.”

Pantelymonov ficou em estado de choque após a agressão. Os trabalhadores da NTCU elegeram entretanto Yuriy Romanchuk para chefiar a estação até ao regresso do director e desligaram o sinal da NTCU por um minuto em sinal de protesto contra o ataque.

Partilhe