Deputado do PS confisca gravadores a jornalistas

O deputado do PS Ricardo Rodrigues apropriou-se de gravadores de jornalistas ao serviço da revista “Sábado”, na passada sexta-feira, no decorrer de uma entrevista em que se sentiu posto em causa. O Sindicato dos Jornalistas (SJ) condena o acto do deputado e alerta para a gravidade da situação.

Em comunicado divulgado hoje, 5 de Maio, o SJ faz notar que os gravadores apreendidos são “instrumentos de trabalho dos quais os jornalistas não podem ser desapossados” e sublinha que os mesmo podem conter “material protegido pelo seu sigilo profissional”, pelo que não devem ser alvo de devassa.

É o seguinte o texto, na íntegra, do comunicado do SJ:

SJ condena apropriação de gravadores de jornalistas por deputado

1. O SJ tomou conhecimento da apropriação, pelo deputado Ricardo Rodrigues, reconhecida pelo próprio, de gravadores de jornalistas ao serviço da revista Sábado.

2. Trata-se de um acto inaceitável e condenável em qualquer pessoa, que constitui um comportamento especialmente condenável por se tratar de um deputado, que tem a especial obrigação de conhecer e proteger as leis da República.

3. O deputado/entrevistado tem direito a recusar responder a perguntas e de se queixar dos jornalistas se o comportamento destes tiver sido incorrecto, mas não pode recorrer a acção directa para reagir a elas.

4. O SJ deplora que, tendo os factos ocorrido na sexta-feira passada, o deputado Ricardo Rodrigues não tenha devolvido os gravadores e pedido desculpas pela sua conduta.

5. O Sindicato regista ainda com profunda preocupação o facto de o deputado ter apensado à providência cautelar que diz ter apresentado ontem os gravadores de que se apropriou.

6. A preocupação do SJ advém desde logo do facto de os gravadores serem instrumentos de trabalho dos quais os jornalistas não podem ser desapossados e de poderem conter material protegido pelo seu sigilo profissional.

Lisboa, 5 de Maio de 2010

A Direcção

Partilhe