Deputado brasileiro ameaça jornalista de morte

O repórter brasileiro Efrém Ribeiro, de Teresina, Piauí, foi ameaçado de morte pelo deputado Homero Castelo Branco (PFL-PI) a 16 de Junho, na sequência de uma agressão ocorrida após a publicação de uma peça sobre o parlamentar.

O artigo jornalístico revelava que o deputado tinha sido denunciado ao tribunal por burla, falsificação de documento público e crime contra a ordem tributária, e o próprio visado foi ouvido para a peça, onde se publicou a sua posição sobre o caso.

A ameaça ao jornalista teve lugar num corredor do Palácio Petrônio Portela, sede da Assembleia Legislativa do Estado, e a Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) já afirmou que vai recorrer às autoridades estaduais e federais para assegurar a integridade de Efrém Ribeiro.

O parlamentar Homero Castelo Branco foi denunciado pelo procurador regional da República, Carlos Eduardo de Oliveira Vasconcelos, ao Tribunal Regional Federal em Brasília por ter aberto uma conta corrente em nome do funcionário público Raimundo Nonato Castello Branco, recebendo salário pela Assembleia Legislativa.

O deputado terá ainda burlado a Receita Federal, ao apresentar declaração de Imposto de Renda em nome do funcionário, que afirmou desconhecer que recebia salários e que estava registado como trabalhador da Assembleia.

Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Fenaj, considerou a ameaça um atentado à liberdade de imprensa e afirmou que, se algo acontecer ao repórter, a responsabilidade será do deputado, do governo do Estado e da polícia federal.

Partilhe