Deontologia 2 – O CD e os conselhos de redacção

No seu manifesto, a lista A – Unidade e Participação compromete-se a “organizar jornadas de reflexão junto das redacções, em particular com os conselhos de redacção – os órgãos de deontologia profissional de primeira instância”.

A lista assume esse compromisso consciente de que “o CD não garantirá a representatividade da realidade se não projectar na sua acção a complexidade das experiências e das mundividências reais”.
Nem a deontologia profissional dos jornalistas é uma abstração distante da realidade prática das redacções e das orientações editoriais de cada órgão de informação, nem os problemas concretos do exercício da profissão em contextos de trabalho distintos são indiferentes na análise e discussão séria das práticas jornalísticas.
Não é boa ideia tentar impor padrões de conduta. A deontologia é matéria de discussão constante, escutando, propondo, reflectindo, consensualizando. Por isso nos propomos trabalhar com os conselhos de redacção, não só através de jornadas nacionais, mas também de encontros com cada um dos conselhos.

Acompanha-nos também em https://www.facebook.com/unidadeparticipacao.jornalistas
E no blogue http://unidadeparticipacao-jornalistas.blogspot.pt

Partilhe