Deontologia: 1 – Tomar a iniciativa

A escolha dos novos membros do Conselho Deontológico, no âmbito das eleições para os órgãos do Sindicato dos Jornalistas, ocorre num contexto particularmente complexo e exigente.

Ao assumir, como primeiro compromisso, “o dever de tomar iniciativa, não se limitando a aguardar queixas ou pedidos de parecer, quando detecte infracções ao Código Deontológico ou identifique situações de potencial risco”, a lista A – Unidade e Participação está consciente do enorme desafio que que se propõe enfrentar.

Num quadro geral de luta pelas audiências e de frequentes cedências à tentação de transpor fronteiras éticas, sobretudo quando muitos jornalistas lutam pela sua própria sobrevivência, assim como num novo “ambiente” comunicacional que convida a dar livre curso às pulsões do imediatismo, em detrimento da ponderação escrupulosa dos efeitos e das consequências de cada acto profissional, a deontologia profissional é por vezes sacrificada, como se fosse uma inevitabilidade.

É assim que atropelos e desatenções se vão sucedendo, perante a distracção geral e a indiferença. É o segredo de justiça que se viola de forma gratuita, os direitos de personalidade que se cilindra, a devassa da privacidade sem justificação atendível…

Os eleitos da lista A procurarão contribuir para que o Conselho Deontológico esteja mais atento às práticas profissionais quotidianas, ajude a prevenir violações ao Código Deontológico e apoie padrões elevados de exigência.

Segue-nos em https://www.facebook.com/unidadeparticipacao.jornalistas

E no blogue http://unidadeparticipacao-jornalistas.blogspot.pt/

Partilhe