Declaração de princípios do Sindicato dos Jornalistas de Timor

Visando aglutinar em seu torno todos os jornalistas de Timor Leste, por forma a constituir o baluarte da defesa dos seus legítimos interesses e da sua dignidade profissional, o Sindicato dos Jornalistas de Timor Lorosa’e (SJTL) divulgou uma Declaração de

O Sindicato dos Jornalistas de Timor Lorosa’e (SJTL) é uma organização livremente constituída, em 22 de Julho de 2001, por profissionais da Imprensa, Rádio, Televisão e Agências Noticiosas.

O Sindicato dos Jornalistas é uma organização aberta a todos os Jornalistas profissionais de Timor Lorosa’e e a todos os Estagiários da Imprensa, Rádio Televisão, Agências Noticiosas e dos meios de difusão electrónica.

O Sindicato dos Jornalistas considera que Jornalistas profissionais são os indivíduos que fazem do Jornalismo a sua ocupação principal, permanente e remunerada, e que Estagiários são os indivíduos que se iniciam na profissão mediante um contrato de trabalho com uma empresa de Comunicação Social.

O Sindicato dos Jornalistas defende que os Jornalistas e os Estagiários devem ser habilitados com uma Carteira Profissional e um título provisório, a serem emitidos pelo Conselho de Deontologia do SJTL.

O Sindicato dos Jornalistas é a única organização verdadeiramente representativa dos profissionais do Jornalismo, pelo que espera legitimamente que as instituições e autoridades o considerem como a única entidade interlocutora válida para tratar dos assuntos respeitantes ao Jornalismo e aos Jornalistas de Timor Lorosa’e.

O Sindicato dos Jornalistas considera urgente ordenar juridicamente o sector da Comunicação Social em Timor Lorosa’e e manifesta todo o seu empenho em colaborar com a futura Assembleia Constituinte e órgãos governamentais e da Administração Transitória para a definição desse quadro legislativo.

O Sindicato dos Jornalistas exercerá a sua actividade com total independência relativamente ao Estado, ao patronato, ao governo, partidos políticos, igrejas, ou quaisquer agrupamentos de carácter político, económico, religioso ou outros.

O Sindicato dos Jornalistas pugnará pela defesa intransigente do direito dos jornalistas à informação e dos cidadãos a serem informados e pela liberdade de pensamento e de expressão.

O Sindicato dos Jornalistas proporá um Estatuto do Jornalista, que consignará os direitos e deveres dos Jornalistas para um exercício livre e responsável da sua profissão, que é uma actividade de natureza social e interesse público.

O Sindicato dos Jornalistas elaborará um Código Deontológico, que conterá os princípios éticos orientadores do exercício da profissão nas suas relações com a comunidade, com as fontes de informação e entre jornalistas.

O Sindicato dos Jornalistas defenderá activamente os interesses laborais dos Jornalistas, negociando convenções colectivas de trabalho e providenciando para que todos os seus associados sejam abrangidos por instrumentos de regulamentação de trabalho;

O Sindicato dos Jornalistas procurará continuamente elevar o nível do Jornalismo praticado em Timor Lorosa’e, nomeadamente através do aperfeiçoamento profissional dos seus associados.

Partilhe