Debater o jornalismo e os livros na Livraria Almedina

“Jornalismo e Literatura – Os Livros nos Media” é o tema do debate que se realiza a 17 de Dezembro, pelas 18 horas, na Livraria Almedina, situada no segundo piso do Atrium Saldanha, em Lisboa.

A sessão contará com as presenças de Fernando Pinto do Amaral (poeta e crítico literário), Manuel Valente (responsável editorial da Asa), Alexandra Lucas Coelho (jornalista do “Público”) e Joaquim Figueira Mestre (director da Biblioteca de Beja), estando a moderação a cargo da jornalista Filipa Melo.

Que espaços existem para os livros e a literatura nos meios de comunicação social portugueses, quais as relações entre os jornalistas e o meio editorial, jornalismo de divulgação ou crítica literária, que recepção por parte dos leitores e como se formam novos públicos para os livros são algumas das questões que vão animar esta sessão, a terceira do Ciclo Comunicação organizado por Filipa Melo e pela Almedina.

O ciclo pretende colocar quem reflecte sobre jornalismo em contacto com os leitores de jornais, o que, segundo Filipa Melo, “é facilitado pelo espaço não muito grande da Almedina, que convida à interacção entre as pessoas”.

Em declarações ao Sítio do Sindicato dos Jornalistas, a jornalista freelance fez um balanço positivo das duas sessões até agora realizadas, destacando sobretudo o espaço final, de debate aberto ao público, que foi muito participado nas duas sessões anteriores.

No debate “Jornalismo e Cidadania”, realizado a 1 de Outubro, estiveram presentes Carlos Cáceres Monteiro, director da “Visão”, Manuel Acácio, jornalista da TSF, e Manuel João Ramos, antropólogo e presidente da Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados.

No encontro sobre “Jornalismo e Saúde”, ocorrido a 19 de Novembro, estiveram na mesa Constantino Sakellarides, da Escola Nacional de Saúde Pública, José Manuel Boavida, director clínico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, e Leonor Figueiredo, jornalista do “DN”.

“As sessões até agora realizadas costumam durar duas horas, divididas mais ou menos a meio entre as intervenções da mesa e a interacção com o público”, explica Filipa Melo.

Segundo a jornalista, o Ciclo Comunicação irá continuar em 2005, estando já previstos mais debates abrangentes, “caso de um sobre jornalismo e economia”, uma vez que “convém começar do geral e, com o tempo, ir partindo para o particular, para temas mais específicos”.

Partilhe