Daniele Mastrogiacomo aparece em vídeo

Um vídeo aparentemente gravado a 12 de Março mostra o jornalista italiano Daniele Mastrogiacomo, profissional do “La Repubblica” sequestrado no Afeganistão desde a semana passada, a lançar um apelo ao primeiro-ministro transalpino Romano Prodi para que faça os possíveis para o libertar.

A cassete chegou às mãos do diário “La Repubblica” e das autoridades italianas através da organização humanitária Emergency, que a recebeu a 14 de Março de pessoas não indicadas.

No vídeo, o jornalista afirma que foi detido por se encontrar em território talibã e acrescentou que os seus raptores também tinham sob custódia dois colegas afegãos, certamente os dois assistentes que viajavam com Mastrogiacomo quando este foi raptado a 5 de Março.

De acordo com uma notícia difundida pela agência italiana ANSA, os raptores afirmaram que o motorista de Mastrogiacomo foi morto às sete da manhã de hoje, 16 de Março, por se ter confirmado que era um espião ao serviço de forças estrangeiras, e que o jornalista italiano e o seu tradutor seriam libertados caso o governo afegão libertasse três prisioneiros talibã.

Confrontado com a notícia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano afirmou que estava a tentar confirmar a veracidade da mesma e escusou-se a fazer comentários para já.

Partilhe